Educação Financeira
na terceira idade

Como ter jovens mais conscientes sobre o tema dinheiro e capazes de tomar melhores decisões financeiras quando forem adultos? Como investir numa geração em um momento tão importante de suas vidas de construção do caráter e do saber para que esta geração seja melhor do que as anteriores ao lidar com dinheiro, ao fazer gastos, fazendo planejamento e tendo atitudes corretas na vida financeira?

O aumento da longevidade implica ter que continuar a pagar os gastos do custo de vida e gastos maiores com saúde. E esses gastos trazem financiar implicações financeiras significativas, como menos dinheiro disponível para ter lazer e qualidade de vida tão merecida após uma longa vida de trabalho.

Não ter educação financeira e nem ter feito um planejamento financeiro ao longo da vida, pode acarretar em problemas financeiros na terceira idade. A renda cai com a aposentadoria, aumento dos gastos com a saúde e uma situação possível, ainda ter que ajudar financeiramente algum filho ou neto que não consegue se sustentar sozinho. Assim, pode ser necessário continuar trabalhando na terceira, após aposentar para ter uma renda extra.

E não ter investido numa aposentadoria complementar a previdência pública ou ter realizado investimentos para viver de renda, como juros ou aluguéis, são exemplos da falta de educação e planejamento financeiros.

Muito importante que você sabia quanto ganha e quanto gasta para não fazer dívidas. O controle simples de entrada e saída de dinheiro é importante para saber com que se está gastando dinheiro. Com esse controle, fica mais fácil cortar gastos desnecessários ou priorizar com aquilo que é mais importante, por exemplo, um bom plano de saúde, caso você tenha necessidade de maior atenção média neste momento.

Fazer escolhas nem sempre é fácil, mas necessário. Escolher melhor como gastar vai ajudar muito no orçamento mensal. E saber dizer não ao ente querido familiar o qual você ajuda. Ajudar é importante por um tempo, mas não pode criar a dependência dessa ajuda. Seu ente querido precisa desenvolver uma independência financeira para não precisar de ajuda, ou pelo menos diminuir a necessidade da dependência. Não é uma decisão e conversa fácil, mas gostar de alguém é também mostrar o que precisa ser mudado no comportamento da pessoa.

É cuidado com endividamento. Os empréstimos consignados para aposentados têm juros mais baixos porque não há inadimplência, o valor da prestação é descontado no salário do aposentado e pode ser não uma solução e sim um armadilha financeira, pois por ser fácil adquirir essa dívida, um empréstimo leva a outro que leva a outro e, logo, a renda mensal ficará comprometida e diminuída, pois do salario bruto será descontado todas as parcelas devidas, sobrando menos dinheiro no mês. Ao fazer empréstimo, tenha consciência de que ele deve ser uma solução e não um problema a mais nas suas finanças.

E a melhor atitude que você pode ter nesse momento é fazer planejamento. Você realizou muito na vida, trabalhou, talvez teve filhos e os criou ou ajudou a criar netos. Você merece tempo de descanso e lazer. Comece a traçar objetivos e saber quanto dinheiro você precisa ter para realizar esses objetivos. Assim, do seu orçamento de gastos mensais, reserve uma parte para você, invista nos seus objetivos pessoais. Depois, separe para gastos e ajudar quem necessita da família. Tenha conversa franca com a família e priorize sua qualidade de vida. Faça todos entenderem que você precisa cuidar de si mesmo e depois ajudar. 

A educação financeira para a terceira idade, para quem nunca planejou e organizou a vida financeira, é desenvolver habilidades com planejamento do orçamento mensal e tomar decisões mais confiantes e certas de priorizar gastos, separando parte do dinheiro para ter qualidade de vida. E caso seja necessário e interesse da pessoa, como gerar rendas extras com trabalhos adequados nessa idade ou outras fontes de renda complementares, como aluguéis ou aplicações financeiras.

Se você deseja fazer planejamento financeiro na terceira idade, faça contato com nossa equipe e vamos identificar como podemos te ajudar nesse importante momento da sua vida. Mais dinheiro, mais qualidade de vida para você.