FINANÇAS PESSOAIS

FINANÇAS PESSOAIS

O que é Finanças Pessoais?

Finanças Pessoais é o tema que aborda o dinheiro e a sua vida financeira. São abordados assuntos mais técnicos como investimentos, dívidas e crediário, economia e patrimônio. E assuntos relacionados ao comportamento das pessoas em relação ao consumo, ao investimento, a riqueza e ao futuro financeiro delas.

Quanto aos temas técnicos, é preciso algum estudo e informações relevantes para tomar melhores decisões na hora de fazer uma dívida com empréstimos, para comprar parcelado, investir no mercado financeiro ou ainda para projetar uma vida financeira de sucesso.

Quanto ao tema comportamental, é preciso adquirir educação financeira para entender o que é dinheiro, como ele funciona e quais os comportamentos mais adequados para tomar as melhores decisões financeiras que vão impactar de alguma forma na sua vida.

Educação Financeira

É essencial para qualquer pessoa que queira atingir o sucesso financeiro ou apenas ter uma vida financeira equilibrada, obtendo o dinheiro necessário para ter esse equilibro. Porém, a grande maioria das pessoas não tem educação financeira porque é um assunto pouco discutido seja dentro de casa em família entre pais e filhos, seja nas escolas ou na sociedade. Não é da nossa cultura falar abertamente sobre dinheiro e muito menos planejar o futuro.

Para algumas pessoas ter educação financeira quer dizer aprender a ser econômico (pão duro) e viver uma vida simples com consumo bem limitado. Outras pessoas acreditam ser um assunto chato, técnico e de difícil entendimento. Nada disso. Ser educado financeiramente não é ser uma pessoa econômica que não gasta dinheiro com suas vontades. Ao contrário, com planejamento e melhores decisões financeiras sempre vai haver dinheiro para as vontades. É uma questão de se organizar para "ter" e não se endividar para "ter", por falta de organização. Sim, exige alguns conhecimentos técnicos para investir e fazer dívidas corretamente, mas é um conhecimento de fácil aprendizagem e entendimento. Como tudo na vida, com interesse e dedicação podemos aprender qualquer assunto. Por fim, estamos falando da sua vida. Da sua vida financeira. Não pode ser uma assunto chato e negligenciado falar da sua vida. Quando entendemos o papel do dinheiro na nossa vida e que ter sucesso financeiro não é acumular dinheiro e bens, mas sim ter dinheiro para uma vida digna e para realizar sonhos, ter educação financeira passa a ser essencial para alcançar aquele sucesso financeiro e finalmente começamos a guardar dinheiro porque temos agora motivos para isso: Construir uma vida de sucesso.

Comportamento

Comportamentos adequados são necessários para adquirir tudo que você deseja na vida, não só dinheiro, mas um bom relacionamento, bom emprego, a saúde e o corpo desejado, enfim, tudo que você deseja é o seu comportamento que vai te fazer ter ou não ter. O foco para entender e promover uma mudança de comportamento é identificar os hábitos, os valores, as crenças e os desejos que você tem atualmente e foram desenvolvidos ao longo de toda a sua vida. A partir desse autoconhecimento e da definição daquilo que você deseja para a sua vida, podemos definir um plano financeiro que vai prover o dinheiro que você precisa para realizar todos os seus sonhos.

Com o comportamento não adequado e sem educação financeira, você acaba se endividando, se frustrando por não realizar os sonhos, tendo problemas emocionais que levam à depressão, se isolando do convívio em grupos sociais, passa a ter baixa produtividade no trabalho e até mesmo desenvolvendo certo grau de agressividade. Vidas frustradas, casamentos desfeitos, empresas falidas, doenças psicológicas, privações materiais, menos consumo e perda de patrimônio. A economia, as empresas, o governo, as famílias e a pessoa, todos têm a perder com a falta de educação financeira e má gestão das finanças pessoais.

Os pilares da metodologia Mente Financeira são: gastar, ganhar e guardar. Veja que são verbos de ação e que definem comportamentos em relação ao uso do dinheiro. Nossos conteúdos, cursos e processo de coaching começam por entender e esclarecer como você se comporta em relação ao dinheiro para então propor o que precisa ser mudado.

Desenvolvimento pessoal com foco em finanças pessoais isto é o que nós da Mente Financeira fazemos para você.

Como conclusão do processo de desenvolvimento, provemos um Plano de Enriquecimento que você deverá por em prática para alcançar o sucesso financeiro. Você deve se preocupar e criar o seu futuro simplesmente porque é lá que você vai passar o resto do seus dias!

 

 

 

Quanto dinheiro você precisa para ser feliz?
Descubra a resposta desenvolvendo uma Mente Financeira.

 

 

project-finance-1024x576

Conheça nosso canal no Youtube com conteúdos gratuitos!

Acesse Agora

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES E PROMOÇÕES EXCLUSIVAS!

CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA DICAS PARA MELHORAR SUA VIDA FINANCEIRA