Comportamentos de uma Mente Financeira de Sucesso

Dinheiro

Comportamentos de uma Mente Financeira de Sucesso

Se você chegou até aqui é porque pretende construir uma mente financeira de sucesso. Portanto, a primeira coisa que irá aprender é que cuidar das finanças pessoais é saber cuidar do seu dinheiro. Por mais que parece óbvio, muitas pessoas negligenciam essa afirmação e se quer sabem que finanças comportamentais é o entendimento de como o dinheiro afeta a sua vida e como são suas reações e tomadas de decisão ao lidar com dinheiro.

Vamos ver quais são os comportamentos que vão te colocar no caminho do sucesso financeiro.

Você precisa entender sobre o seu comportamento e aceitar que ele é influenciado diretamente por suas emoções e sua programação mental. Compreender como você funciona é o primeiro passo para qualquer mudança e evolução, e isso é chamado de autoconhecimento.

A partir do momento que você compreende o seu funcionamento, ou seja, pensamentos, decisões e atitudes, poderá identificar o que não contribui e o que contribui para tomar melhores decisões e dessa forma ampliar a sua consciência que te traz o autoconhecimento e te mostra onde você precisa melhorar como pessoa.
Já o segundo passo, e o mais desafiador deles, tendo o autoconhecimento, é promover a mudança desejada e necessária na sua vida que tornará possível alcançar o sucesso financeiro.

Continue a leitura deste artigo e entenda como é o comportamento de uma mente financeira.

Emoção x Razão

Somos seres emocionais, a emoção é um componente biológico, e o poder da emoção muita das vezes é nos proteger. O medo do desconhecido não nos faz agir justamente por isso. Enfrentar o desconhecido pode não trazer bons resultados, por isso não arriscamos. É uma proteção para evitar o erro.

As emoções podem dominar a razão e muitas vezes elas são determinantes ao se tomar uma decisão. Logo, você deve monitorar o seu estado emocional para não ter atitudes das quais possa se arrepender depois.

Inteligência emocional é saber que sem emoção não podemos tomar uma decisão. O autoconhecimento e a capacidade de gerenciar as emoções são o segredo para sermos assertivos e para conquistarmos a alta performance em tudo aquilo que nos propusermos a fazer.

Somos programados desde a infância através de nossas experiências de vida, nossos relacionamentos, nossos erros e acertos e até pelo nosso imaginário. Isso condiciona nosso jeito de ser e dificulta ter uma nova visão do mundo. A programação que recebemos ao longo da vida nos faz agir de determinada maneira e atingir determinados resultados. Contudo, se os resultados não são satisfatórios, uma nova programação é necessária. Desse modo, obter melhores resultados para construir uma vida melhor irá requerer novos pensamentos e novos comportamentos.

A programação é de má qualidade quando apenas lembramo-nos dos fracassos passados, das dificuldades enfrentadas ou desafios não superados. Já a programação é de boa qualidade quando dá um significado não negativo aos fracassos passados, pois são compreendidos como aprendizagem e levados com otimismo e energia para enfrentar novas ideias e desafios. Portanto, é possível mudar essa programação, a partir do momento em que você toma consciência dela e toma atitude para mudar sua forma de pensar e agir.

A chave da Alta Performance para atrair mais dinheiro

Como você pode notar lendo o parágrafo anterior, lidar com a programação mental e as emoções é a chave para alcançarmos uma melhor performance e melhores resultados na vida. O autoconhecimento por exemplo, nos dá poder e elimina as interferências negativas além de liberar todo o potencial presente em cada um de nós.

Aquele que venceu milhares de vezes a milhares de exércitos não é nada
comparado com alguém que conquistou a si mesmo – Buda

Seguindo a mesma linha de raciocínio, uma crença é um estado mental em que acreditamos com toda a certeza e não questionamos a realidade dos fatos. Ou se tentamos questionar, logo nos convencemos de que não tem jeito de ser diferente. Portanto, quando uma crença é fixada na mente, cria-se um estado de certeza total e isso acontece devido à nossa necessidade emocional de ter sempre certeza e estabilidade.
Por isso, a nossa mente se condiciona a preferir continuar acreditando do que se esforçar em buscar a verdade ou ter que encarar a verdade e sem percebermos nós vamos nos tornando pessoas limitadas, sem senso crítico e sem saber como agir de forma diferente. Como consequência, nosso potencial não é realizado por sermos barrados pelas crenças limitantes.

Por exemplo, se você acredita que não aprende matemática devido as dificuldades que teve na escola quando era criança, ou por não gostar de fazer contas, você nunca aprenderá matemática.
Esta é a sua crença e a sua verdade: ”eu não sou bom em matemática”. Talvez, você não seja um gênio dessa disciplina, mas com certeza pode melhorar e muito com um bom treinamento e um ótimo professor.

Ainda seguindo o exemplo da matemática, primeiro é preciso mudar a crença de, ”eu não sou bom”, para: eu posso e quero aprender matemática. Sendo assim, esteja sempre aberto a desafiar as suas crenças limitantes, faça algo para que elas mudem e esteja comprometido até o fim com a mudança.

Valores

Ao longo da vida nós adquirimos diversos valores, sejam através das influências da família, da escola, da religião, dos amigos ou até mesmo do grupo social que convivemos.
Os valores são balizadores da decisão. Ou seja, para você tomar alguma decisão você se baseia não só em suas crenças como também nos seus valores.

Desse modo, os valores são elementos estruturantes da vida em sociedade e dá o sentido de como você decide e age. Confira alguns exemplos de valores:

  • Autodeterminação (independência de pensamento e de ação);
  • Estimulação (aceitar novidade e desafio);
  • Realização (êxito pessoal baseado na competência);
  • Poder (status social, domínio sobre pessoas e recursos);
  • Segurança (harmonia e estabilidade das relações e da vida);
  • Conformidade (conduta alinhada com normas sociais);
  • Tradição (respeito e prática de costumes e ideias estabelecidas);
  • Benevolência (preservação do bem-estar do próximos).

Não vemos as coisas como elas são; vemos as coisas como nós somos

Mentalidade

Mentalidade no dicionário quer dizer “o estado” ou “a qualidade” da mente. Portanto, a forma como você pensa e vê o mundo é o que define no que você acredita e como são suas ações.

Por outro lado, um modelo mental é uma forma de pensar ou representar a realidade. São resultados da combinação da programação e emoções e das suas crenças e valores. Sob esse ponto de vista, é através do modelo mental que enxergamos o mundo e agimos na vida. Logo, todas as suas experiências e histórias de vida moldaram você.

Cada ser humano é único e o seu modelo mental é uma realidade para você e não para outra pessoa. E por isso, você precisa melhorar o seu modelo mental para ter grandes transformações em sua vida.

Quando se trata de finanças, o seu modelo mental obviamente é influenciado por suas memórias relacionadas ao dinheiro. Ou seja, suas crenças limitantes sobre assunto muitas vezes surgiram a partir de coisas que seus pais falavam/pensavam sobre dinheiro e que acabou ficando gravado no seu subconsciente. Dessa maneira, quando você se torna adulto, pode facilmente negar ou afirmar os pensamentos herdados.

Modelo Mental na prática

Por fim, um modelo mental de dinheiro é como você entende o que é dinheiro. Qual o significado, para que serve, como adquirir, qual sua relação com ele e o que há de negativo e positivo em ter dinheiro.

Confira a diferença entre 2 modelos mentais de dinheiro e identifique em qual você se enquadra no momento. O modelo da esquerda trata de quem acredita em escassez e o da direita de quem acredita em abundância:

ESCASSEZ

ABUNDÂNCIA

Modelo Mental:

  • Dinheiro é algo difícil de se conseguir
  • Eu não consigo ter dinheiro o suficiente
  • Tenho que guardar dinheiro para não faltar
Modelo Mental:

  • É fácil ganhar dinheiro
  • Sempre que preciso de dinheiro, eu consigo
  • Dinheiro foi feito para gastar

Comportamento:

  • Tem gastos econômicos
  • Não arrisca ao gastar
  • Não se permite a ter mais do que o necessário
  • É conservador com o dinheiro

Comportamento:

  • Tem gastos exagerados, ou desnecessários
  • Faz gastos arrojados
  • Tem tudo do bom e do melhor
  • Assume riscos com dinheiro

O poder da positividade

Agora você já compreende sobre razão x emoção, valores,programação e modelo mental. Seja positivo, comece mudando a sua maneira de pensar para uma maneira mais positiva e a sua mente se sentirá capaz de fazer grandes realizações. Os comportamentos que você terá serão frutos da sua mente organizada e positiva. Você sabia que até a sua postura pode influenciar no estado da sua mente? Vários estudos mostram que a fisiologia do corpo ajuda a mobilizar a mente.

Experimente se colocar de pé e concentrar-se na respiração, projetar os ombros para trás, olhar reto e no horizonte, sem ter que se escorar em algo. Todas essas ações em conjunto transmite à mente que você está pronto e disposto para ação. Acredita nisso? Pode acreditar. Um outro exemplo que gosto bastante é sobre os samurais, dizem que quando um samurai chegava numa vila do Japão medieval, as pessoas tremiam só de ver a imagem e a postura dele pois projetava para todos uma pessoa de poder e difícil de ser combatida.

Como as pessoas te veem quando olham para você? Você transmite comportamentos de um vencedor?

Além de ser positivo, outras atitudes necessárias para se tornar um vencedor e ter uma mente financeira de sucesso são:

  • Saber que você está no controle da vida e manter a perspectiva positiva de que você vai conseguir êxito no que se propuser a fazer;
  • Controlar é foco no Presente: controlar o que for possível e ao seu alcance;
  • Monitorar o que não estiver ao seu alcance para reagir quando for necessário;

Manter a perspectiva é ter a fé no futuro, desde que esteja agindo no presente.

Inspire-se

Se você gosta de inspirar-se em pessoas de sucesso, eu vou compartilhar com você algo que todo mente financeira possui. Paixão pela rotina, apaixone-se por sua rotina e ponha sentido em tudo o que você faz, valorize estar vivo e a oportunidade de todos os dias acordar e ter 24 horas pela frente para fazer ou re-fazer. Tenha momentos de alegria durante o dia que são geradores de energia para você.

Uma mente bem treinada saberá que é necessário curtir o processo da conquista, senão desistirá durante a caminhada. Portanto, para conseguir melhorias é necessário tempo e também etapas a vencer. Dessa forma, curtir as etapas é amar o agora, é amar a vida.

A vida acontece no agora, não no passado nem no futuro.
Siga essa linha de pensamento e perceba que cada etapa conquistada te levará a um outro nível, um nível superior.

Um outro grande exemplo de inspiração também derivado do Japão, é a Filosofia Kaizen, ela é a filosofia da melhoria contínua que transformou o Japão na potência que ele é hoje. O ensinamento central é que hoje estou melhor do que ontem e amanhã estarei melhor do que hoje.

Perceba que você não pode parar de buscar o autoconhecimento e seu desenvolvimento pessoal para se realizar pessoalmente, profissionalmente e financeiramente. É sua responsabilidade progredir na vida e isso só acontece quando você cria a motivação necessária, desenvolve competências e aprende a ter comportamentos vencedores.

Por que falta dinheiro na sua vida?

Já parou para pensar que a falta de dinheiro pode não ser o problema da sua vida e sim uma consequência dos seus comportamentos inadequados? Identifique através da lista abaixo como você tem se comportado com relação ao dinheiro:

  • – Não tem sonhos e objetivos, não guarda dinheiro.  Para guardar dinheiro tem que ter motivos;
  • – Não tem planejamento, onde a prática do orçamento mensal é a melhor forma de se planejar;
  • – Não sabe investir e não aplica o dinheiro corretamente;
  • – Não consegue diminuir os gastos por falta de disciplina ou porquê a família não coopera;
  • – Não consegue aumentar o ganho, pois para melhorar o salário é necessário ter cargos melhores e mais competência ou mudar de emprego.

Note que a lista é extensa, mas existem comportamentos que você pode mudar hoje que irá te garantir o sucesso financeiro por toda a vida. O primeiro e fundamental comportamento que você deve ter para alcançar o sucesso financeiro é ter o controle das suas finanças. Parece óbvio, mas fazer seu orçamento mensal para prever quanto dinheiro vai fazer no mês e como vai gastar seu dinheiro, você evitará gastar desnecessariamente, quando assume esse comportamento você foca em economizar com gastos não necessários para guardar dinheiro para o que realmente importa para você.

Dessa forma, saberá exatamente quanto dinheiro precisa fazer para alcançar tudo aquilo que almeja na vida, o que será também motivação para trabalhar mais ou desenvolver-se melhor como profissional.

Dedique-se que o dinheiro vem

Não deixe que a preguiça ou a procrastinação domine você, dedicar 30 minutos do dia ou 1 hora na semana para pensar sobre dinheiro e sobre suas finanças pessoais é um hábito agradável e necessário para quem deseja ter uma Mente Financeira. Olhar sua planilha mensal, ler algum livro sobre finanças pessoais ou pesquisar vídeos e artigos no blog mente financeira por exemplo, é algo que enriquece a sua mente e te prepara para o sucesso financeiro.

Tudo acontece na sua vida se você contribui para que aconteça. Jamais se esqueça que o protagonista da sua vida é você, e estar tomando a todo momento boas decisões e se comportando adequadamente ao seu projeto de vida e ao seu planejamento financeiro é o fator determinante que te colocará no topo.

Talvez para você seja difícil a primeiro momento ter uma visão tão ampla do seu futuro e do que você deseja, porém tenha sempre disciplina diária para fazer o que precisa ser feito.

Com certeza você tem todo o potencial necessário para alcançar a realização. Todos nós somos seres realizadores, afinal, sempre moldamos o mundo de acordo com nossas necessidades e construímos meios de progredir na vida. Essa verdade está em nosso DNA, o poder da realização. Portanto, agora é com você! Tudo o que precisa fazer para começar é responder sinceramente uma pergunta: Você quer de fato mudar de vida?

Decida hoje ter o sucesso financeiro que você merece, comece sua transformação e mantenha-se motivado por toda a jornada. Para conhecer mais como podemos te ajudar com cursos, materiais, atendimentos em coaching e muito mais, faça contato direto .  E siga-nos nas redes sociais: Facebook.com/MenteFinanceira e Instagram.com/MenteFinanceira  

 

 

 

Conheça nosso canal no Youtube com conteúdos gratuitos!

Acesse Agora

Cadastre-se e receba novidades e promoções exclusivas!

CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA DICAS PARA MELHORAR SUA VIDA FINANCEIRA