O que Você entende de Finanças Pessoais?

Finanças pessoais

O que Você entende de Finanças Pessoais?

Você deve ser responsável e profissional ao lidar com o seu dinheiro, afinal é a sua vida financeira que está em questão.  Fazer a gestão do seu dinheiro permite alcançar o equilíbrio do orçamento mensal e alcançar os seus objetivos de vida.

Finanças pessoais é uma disciplina que trata de como você deve cuidar do seu dinheiro. Este cuidado refere-se ao controle e organização dos gastos, aos comportamentos adequados para lidar com o dinheiro para fazer sobrar todos os meses algum valor para investir e saber como aplicar a sobra, mesmo que pequena, para conquistar seus objetivos e a tão sonhada independência financeira. Cuidar do seu dinheiro requer atenção, organização e conhecimento. Entender de finanças pessoais é ter conhecimento e saber usar os recursos que ajudam na gestão financeira pessoal. Entender de finanças pessoais, você será capaz de:

 

  • Controlar a movimentação de dinheiro na sua vida, quanto entra e quanto sai;
  • Saber analisar qual a melhor forma de fazer alocação do dinheiro no tempo. Isto é, saber investir seu dinheiro;
  • Fazer dívidas compatíveis com sua capacidade financeira, evitando endividamento desproporcional;
  • Planejar e tomar ações que te levem a alcançar a independência financeira;
  • Tomar ações de prevenção a fraude. Além de saber quais são as melhores opções para ter segurança do seu patrimônio;
  • Conhecer o básico de economia para entender como os impactos das decisões econômicas do governo e os movimentos de mercado podem afetar a sua vida financeira.

Conhecer sobre finanças pessoais e economia obviamente irá te ajudar nas decisões com dinheiro. Afinal, existirão momentos no qual você terá que tomar diversas decisões, como se endividar por alguma necessidade, comprar a prazo ou investir o seu dinheiro. Portanto, esteja bem preparado e aprenda como o processo de decisão é fundamental.

Aprendendo o Básico

Muitas vezes parece chato e complicado entender o noticiário econômico com aquela quantidade imensa de siglas, certamente você já ouviu falar de pelo menos duas como por exemplo, CDI e SELIC. Se você está buscando aprender sobre finanças pessoais, será preciso compreender como essas informações impactarão a sua vida financeira. Para isso tentarei exemplificar de maneira simples e descomplicada. Acompanhe!

SELIC

Com uma alta na taxa de juros de referência do mercado fica mais caro comprar a prazo ou se endividar, pois você irá pagar juros mais altos.

CDI

Saber o valor do CDI (taxa de juros praticada somente entre os bancos) é importante quando você for aplicar o seu dinheiro no banco. Por exemplo, o gerente te propõe uma aplicação que pague juros a você referente a 80% do CDI e se você não sabe qual valor atual do CDI, e que principalmente existe diferença do valor oferecido de juros entre os bancos, você pode fazer um mal investimento.

Por isso, sabendo como funcionam essas taxas de juros, ao aplicar dinheiro com o gerente do seu banco você já vai saber que a taxa de juros por ele oferecida tem que ser próximo ou maior que 100% o valor do CDI para ser vantajoso. Percebeu como coisas simples podem te ajudar muito na hora de fazer decisões financeiras? Mas ainda não acabamos, continue lendo que vamos descomplicar ainda mais o mundo de finanças pessoais para você.

Descomplicando Finanças Pessoais

Se você está lendo atentamente, com certeza já conseguiu notar que quando você adquire um certo conhecimento sobre finanças pessoais, por mais simples que seja, você já torna-se capaz de compreender até mesmo siglas que antes pareciam complexas. Além disso, conhecimentos muito técnicos não é algo que vai sempre requerer sua atenção. Portanto, são poucos conhecimentos essenciais e suficientes que você deve saber para tomar boas decisões com o seu dinheiro em determinados momentos da vida. Partindo desses princípios, vale muito o esforço e dedicação para aprender sobre finanças pessoais.

É claro que às vezes as decisões são mais complexas ou envolvem efeitos de longo prazo. E por isso, será necessário um auxílio profissional como, por exemplo, de um Coach Financeiro ou um Agente de Investimentos. Esses profissionais estão sempre atualizados e conhecem mais opções de investimentos que podem te trazer melhores retornos.

Para deixar claro a diferença entre os dois profissionais, um agente de investimentos tem foco na parte técnica de investimentos, por exemplo: mercado e dívidas.

Já o coach financeiro, trabalha questões comportamentais que envolvem a sua vida financeira. Ele também é capaz de te orientar e te apoiar nos ajustes comportamentais necessários para o seu sucesso financeiro. Independente de qual escolher, esses dois profissionais também oferecem o serviço de planejamento financeiro que te ajudam a projetar o seu futuro e a sua vida sob os aspectos das decisões financeiras que deverão ser tomadas ao longo do tempo.

Para concluirmos, todo o trabalho desenvolvido pelo coach de vida financeira é revisado anualmente para que sejam feitos os devidos ajustes e alterações do que for necessário. Tudo isso é feito exclusivamente para que seja alcançado o sucesso daquilo que foi planejado por você.

Dicas para conhecer mais sobre Finanças Pessoais

Vivemos na era da informação e praticamente tudo está disponível online e muita vezes de graça. Contudo, temos muita informação não correta ou divulgada propositalmente para confundir e enganar a população. Portanto, sempre certifique se quem está falando tem autoridade e credibilidade.

Outra dica importante é consultar mais de uma fonte, pois se houver divergência de opiniões você vai procurar saber mais sobre o assunto para descobrir a verdade.

É válido lembrar também que além das informações da economia e dos mercados, você precisa ter o seu histórico de vida financeira. Se você faz suas anotações e registros, ao longo dos anos poderá ver sua evolução e o crescimento do seu patrimônio.

Colocando em prática as dicas citadas, você também verá como se comportava com relação ao dinheiro em determinados momentos da vida. Além disso, ficará claro qual foi o impacto de decisões no passado que afetam agora o seu presente.

Ou seja, o seu histórico é muito importante para o autoconhecimento.

Em suma, busque aprender com os erros do passado para que não se repitam e motive-se com os acertos que te fizeram ter mais dinheiro na vida. Se mesmo com todas as dicas você continua cético, confira os motivos no qual a informação correta te ajudará a alcançar o sucesso. Veja!

Por que é importante ter informações relevantes da sua vida financeira?

Seu Orçamento:

Para tomar melhores decisões e ter previsibilidade com seu orçamento anual de 12 meses. O seu orçamento mostra o que te espera mês a mês em relação aos seus gastos e com isso você terá que decidir o que fazer com as sobras de dinheiro ou o que terá que fazer se não está mostrando que vai sobrar dinheiro. Portanto, seu orçamento é sua visão de futuro e seu mapa de ação para tomar decisões relevantes e com impactos positivos na sua vida financeira e no seu projeto de vida.

Seu Balanço:

Para verificar o quão eficiente você foi na tomada de decisão na sua vida financeira.
O seu balanço mostra se você está sendo comprometido com o seu projeto de vida e tendo os comportamentos que vão te levar ao sucesso financeiro. Dessa forma, você tem acesso a 2 informações muito importantes: A primeira é a evolução do seu patrimônio pessoal e crescimento de riqueza, e a segunda é a evolução do seu endividamento e se está conseguindo diminuí-lo ou não.

Conclusão

Note a importância da informação na sua vida financeira, conhecendo sobre finanças pessoais você saberá o que está acontecendo no mundo e na economia e o que vai impactar na sua vida como um todo. Ou seja, nos seus gastos, na sua renda, nos seus investimentos e no seu projeto de vida.

O sucesso financeiro fica mais fácil para você e suas decisões são certeiras, baseadas em informações de qualidade e na correção dos comportamentos que te impediam de alcançar o sucesso financeiro.

Para começar a se organizar financeiramente clique aqui e confira os primeiros passos!

Decida hoje ter o sucesso financeiro que você merece, comece sua transformação e mantenha-se motivado por toda a jornada. Para conhecer mais como podemos te ajudar com cursos, materiais, atendimentos em coaching e muito mais, faça contato direto .

E siga-nos nas redes sociais: Facebook.com/MenteFinanceira e Instagram.com/MenteFinanceira  

Conheça nosso canal no Youtube com conteúdos gratuitos!

Acesse Agora

Cadastre-se e receba novidades e promoções exclusivas!

CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA DICAS PARA MELHORAR SUA VIDA FINANCEIRA