Como começar a Investir o seu Dinheiro – Passo a Passo

investir

Como começar a Investir o seu Dinheiro – Passo a Passo

Investimento é aplicar dinheiro com perspectiva de receber juros ou renda sobre o valor investido e pode ser feito de várias formas.

Alguns exemplos de investimentos são no mercado financeiro, através de produtos de bancos para receber juros, em ações na bolsa de valores e outros.
No mercado imobiliário, em imóveis para receber aluguel e também no mercado empresarial, na abertura de uma empresa para receber lucros.

Existem 3 fatores que devem ser considerados diante da decisão de investir. São eles:

  • 1 – O risco que se corre de não conseguir receber o rendimento previsto na hora da aplicação
  • 2 – Se o percentual de ganho é esperado
  • 3 – Quanto tempo vai demorar para receber o rendimento

Por isso, é importante saber o porquê você quer investir. Qual o motivo para guardar dinheiro? Essa resposta definirá quanto tempo você pode esperar para resgatar o dinheiro investido e o valor a ser recebido.

Quanto ao risco, você deve conhecer seu perfil de investidor que pode ser conservador, moderado ou agressivo. Se você não sabe qual é o seu perfil, leia este artigo onde falamos sobre como ganhar mais dinheiro e perfis de investidor.

Todavia, para que você tenha dinheiro disponível para investir é necessário que haja sobra de dinheiro ao final do mês. Considerando essa afirmação, se não sobra dinheiro para você, não há como fazer investimentos. Para mudar essa realidade será necessário reduzir seus gastos ou aumentar sua renda.

Lembra do início do artigo onde perguntei qual é o seu motivo para guardar dinheiro?  Agora preciso que responda quais motivos você tem para investir. Sonhos de vida, conquistas, formar-se na faculdade, fazer pós-graduação, comprar imóvel próprio, abrir negócio próprio, comprar carro, formar os filhos, fazer a viagem dos sonhos.

Definitivamente, os motivos podem ser diversos, o importante é que você tenha foco e dedicação e dessa maneira será capaz de alcançar cada um deles. Abaixo você poderá visualizar melhor quais são os passos para entrar no mundo de investimentos. Acompanhe!

4 Passos para começar investir

  • Conheça suas finanças profundamente. Para isso faça seu orçamento mensal de gastos e com isso você vai descobrir sua capacidade de investimentos, ou seja, quanto sobra de dinheiro no mês para investir
  • Descubra seu perfil de investidor: identifique quais tipos de riscos você está disposto a correr para fazer um investimento
  • Tenha sonhos a conquistar e transforme-os em objetivos com data certa para acontecer
  • Se informe, estude e busque orientação sobre investimentos para não correr risco de aplicar em opções não lucrativas ou falsas promessas

Se você está buscando aumentar seu ganho sem ser com remuneração do trabalho, entenda que você precisa investir. Dessa forma, os juros dos investimentos poderão melhorar o seu padrão de vida e realizar seus sonhos.

Mas não ache que tudo será muito fácil, investir deve ser uma rotina e exige muita força de vontade e determinação. Fazer uma aplicação automática, onde todos os meses o banco retira da sua conta corrente certo valor e transfere para uma conta de investimentos, por exemplo, pode ser uma boa forma de criar disciplina pois, você não vai esquecer de aplicar.

Você pode conseguir receber juros melhores do que aplicar com o seu gerente da sua conta, mas vai exigir de você algum conhecimento, abrir uma conta em uma corretora e escolher você mesmo, ou com apoio de um agente de investimentos, as aplicações financeiras para aplicar seu dinheiro. Com seu gerente, é mais cômodo, e pode ser menos lucrativo. Por sua própria conta vai exigir que aprenda mais sobre investimentos e a operar uma plataforma online de aplicação.

Somente com planejamento e dedicação você conseguirá conquistar o que quer, talvez pode até levar um tempo para juntar o dinheiro necessário para começar um bom investimento, mas no final, pode ter total certeza que valerá a pena.

Vantagens de Investir

  • Garantir um futuro tranquilo;
  • Pagar os estudos dos filhos;
  • Comprar à vista se livrando de juros e conseguindo descontos;
  • Fazer viagens frequentes;
  • Comprar uma casa ou um apartamento;
  • Trocar ou comprar um carro novo e
  • Ter uma reserva para casos de emergência.

Onde investir

  • Mundo dos negócios: abrir o próprio negócio e ter lucros;
  • Mercado imobiliário: comprar imóvel para alugar e ter valorização com o tempo;
  • Mercado financeiro: aplicar em bancos em títulos financeiro, fundo de renda fixa, ou aplicar na bolsa de valores comprando ações, títulos do governo federal (tesouro direto);
  • Investimentos em ouro, jóias, obras de arte, operações de trading.

 

Os níveis do investimento

O nível da sobrevivência: é quando você ganha o necessário para viver de forma modesta e limitada, sem luxos. Realmente nessa fase é impossível falar em ter investimentos, pois o dinheiro mal dá para pagar as contas.

O nível do conforto: pode levar você a se endividar e não economizar. Nesse nível você deseja comprar um bom carro, eletrônicos, equipar sua casa e assume várias prestações a pagar. Além disso, gasta muito com lazer, viagens e vive no limite do cartão de crédito ou usando cheque especial. Apesar de parecer um bom estágio, nesse nível você não tem ainda uma renda boa. Todo luxo que você tiver nessa fase da vida te impede de investir, porque nunca sobrará dinheiro.

O nível do patrimônio: é quando você atinge a independência financeira, é o momento em que seu dinheiro já está gerando dinheiro. Nessa fase você ganha dinheiro ”sem ter que trabalhar”, ou seja, seu patrimônio gera renda mensal para você pagar suas contas e você não depende de salário para viver.

O último nível. O Topo: é quando você tem agora dinheiro para investir em seletas oportunidades de investimento. São oportunidades que geram altos lucros. Porém, necessita de valores maiores para aproveitar, mas nesse estágio você já entende muito bem que quem tem dinheiro faz dinheiro.

2 Fatores que todo investidor precisa conhecer

Quando falamos em investimento existem 2 fatores que todo investidor precisa conhecer: Risco e Tempo.

  •  Risco: quanto maior o ganho prometido de um investimento, maior será o risco de não obtê-lo. Se você duvida, a história tem muitos exemplos de que é assim que funciona. Não conhecê-la é motivo para perder dinheiro em más aplicações.
  • Tempo:  É necessário tempo para que o investimento comece a dar retorno pois se for investimento financeiro é necessário esperar o efeito dos juros, e se for investimento produtivo é necessário esperar a maturação do empreendimento.

Conclusão:

Investir pode parecer algo fora do seu alcance ou que só investe quem tem muito dinheiro. Entretanto, como vimos no decorrer do artigo, você não deve ter esse pensamento pelo simples fato de que se você for capaz de guardar qualquer valor que você puder essa ação já será válida. Seguindo nossas dicas, com um certo tempo e aplicando seu dinheiro a juros compostos, o dinheiro irá sem dúvidas se multiplicar. O poder do tempo e os juros compostos são poderosos para quem tem a disciplina de investir.

Por fim, quando você ver que está aumentando o valor investido, você vai cada vez mais querer investir. Ter sonhos, que são motivos para guardar dinheiro, te fará fazer pequenos sacrifícios no presente em prol de algo muito maior no futuro, quer seja, você realizar seus sonhos.

Decida hoje ter o sucesso financeiro que você merece, comece sua transformação e mantenha-se motivado por toda a jornada. Para conhecer mais como podemos te ajudar com cursos, materiais, atendimentos em coaching e muito mais, faça contato direto .  E siga-nos nas redes sociais: Facebook.com/MenteFinanceira e Instagram.com/MenteFinanceira  

Conheça nosso canal no Youtube com conteúdos gratuitos!

Acesse Agora

Cadastre-se e receba novidades e promoções exclusivas!

CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA DICAS PARA MELHORAR SUA VIDA FINANCEIRA