O que você faz para ganhar Dinheiro?

ganhar dinheiro

O que você faz para ganhar Dinheiro?

Muitas pessoas passam a vida toda reclamando do salário, da falta de dinheiro e das dívidas. Mas, a maioria esmagadora dessas pessoas não tomam alguma atitude para mudar a situação e ganhar mais dinheiro. Ficam na zona de conforto que pode se transformar numa zona de turbulência. O sucesso só começa quando você muda a mentalidade e cria coragem para deixar a zona de conforto.

Interessante que a expressão ”ganhar dinheiro” remete a ideia de algo fácil, sem esforço, ”grátis”. Porém, o dinheiro precisa ser conquistado e não ganhado. O verbo na língua inglesa é “fazer dinheiro”, o que parece mais apropriado. Fazer dá sentido de ação, você faz algo para. Ganhar dá sentido de receber grátis.

Segundo o livro: ” Pai Rico e Pai Pobre”, para fazer dinheiro você precisa estar em um dos quadrantes da renda. São eles:

  • Empregado
  • Autônomo
  • Dono de negócio e
  • Investidor

Vamos conhecer cada um dos quadrantes:

Empregado

Faz dinheiro em troca de seu trabalho (horas trabalhadas e sua competência profissional).

Autônomo

Faz dinheiro com seu trabalho. Porém, ele é o seu próprio empregador, se não trabalha não tem dinheiro, se fica doente não trabalha e não recebe. E além disso, o autônomo tem que conquistar clientes e também ser competente no que faz para poder cobrar mais caro e obter melhores ganhos.

Dono

Faz dinheiro contratando pessoas para trabalhar para ele. Além disso, como dono, ele também tem um salário que é chamado pró-labore que deve ser um valor fixo mensal. Mas, como capitalista ele tem direito ao lucro do seu capital aplicado na empresa. O empresário possui então salário mais lucro e além disso sua empresa pode crescer e se valorizar, sendo assim um considerável patrimônio.

Investidor

Faz o dinheiro trabalhar para ele, seja aplicando em investimentos no mercado financeiro, mercado imobiliário ou até sendo dono de empresas. Porém, no caso de empresas ele recebe só o lucro e não o pró-labore como no caso daquele que é dono e trabalha, pelo fato dele não trabalhar na empresa na qual é sócio. As formas que o investidor faz dinheiro são, recebendo juros, aluguéis, lucros e ganhos de valorização do patrimônio.

Em qual quadrante da renda você se encontra hoje? E em qual deles gostaria de estar?

É claro que você pode ocupar mais de um quadrante. Você pode por exemplo, ser empregado numa empresa e desenvolver alguma atividade empreendedora nas horas vagas ou então ser autônomo e fazer investimentos, não importa qual seja o modelo escolhido, de todo modo você precisa compreender que há apenas duas maneiras de se fazer dinheiro: com o trabalho ou com o capital.

Quais são as 2 formas de você fazer dinheiro?

Com o trabalho:

Trabalho bem recompensado é fruto de responsabilidade, dedicação, competência e muito conhecimento. Portanto, não adianta reclamar de um salário ruim se você não busca se especializar e ser cada vez mais um excelente profissional. O que você tem feito para se destacar dos demais? Se você acredita que possui uma boa qualificação, trabalha bem em equipe e é um profissional dedicado e ainda assim não tem o reconhecimento e salário que merece. Talvez, seja o momento de você se questionar o porquê está neste emprego. Medo de sair dele e não ter como pagar as suas dívidas? O que vai dizer para a família? E para amigos?

Pense comigo, posso te garantir que nada vai mudar na sua vida, se você não mudar o que está fazendo hoje. Dito isso, se o trabalho atual não te faz feliz e não te compensa da maneira que deveria, programe-se para sair, busque alternativas, faça um planejamento e enfrente os medos.
Se você não sabe como fazer um planejamento financeiro, leia este post.

Por outro lado, se o que você precisa é saber como lidar com as dívidas e se livrar delas, te convido a conhecer outro artigo neste post.

Com o capital:

A princípio, veja que você tem que economizar, fazer sobrar dinheiro todos os meses e ir aplicando ao longo do tempo para conseguir ter um bom capital que começará a render juros ou aluguéis. Assim, você não precisará ser dependente do trabalho para fazer dinheiro porque o seu dinheiro estará fazendo mais dinheiro e trabalhando para você.

Claro que quando falamos ”não precisará mais trabalhar”. Não quer dizer ficar a toa sem fazer nada. Desse modo, muitos milionários que fazem dinheiro com investimentos trabalham mesmo assim. Portanto, a diferença é que fazem dinheiro de 2 formas: trabalhando e investindo o dinheiro ganho com o trabalho.

Quando tratamos de investimento estamos falando de dinheiro chamando dinheiro. Compreendendo isso, você toma ciência de que quem tem capital logo poderá gerar ainda mais dinheiro.

O que é o capital?

O capital nesse contexto é considerado dinheiro aplicado. Seja  no mercado financeiro rendendo juros, aplicado em imóveis (aluguéis e valorizações) ou aplicado como dono de empresa ou em ações de empresas rendendo lucros e dividendos.

Porém, pode ser necessário alguns anos de trabalho para formar o capital que irá fazer dinheiro para você. Ou seja, quanto mais cedo você tiver disciplina financeira e aprender a fazer aplicações, mais rápido você terá um capital considerável que te renda dinheiro todos os meses.

Por outro lado, se você tem interesse em saber qual das opções de investimentos é a melhor para você, devemos fazer alguns questionamentos antes.

Qual o seu perfil de investidor?

  • Conservador:  aceita ganhos menores e com risco quase zero de não conseguir receber os juros compromissados)
  • Moderado: quer segurança ao investir seu dinheiro, mas aceita um certo nível de risco desde que seja calculado e
  • Agressivo: faz investimentos arriscados que prometem altos ganhos esse perfil não tem medo de perder

Além do seu perfil, qual o motivo pelo qual você vai guardar dinheiro? Realizar um sonho, cuidar da família, fazer viagens?

Por fim, questione-se também para quando você precisará do montante de dinheiro aplicado. Para daqui 2 anos, 10 anos? Essas 3 respostas: seu perfil, o motivo e para quando precisará do dinheiro vão determinar qual o melhor investimento no momento para você.

Qual é o primeiro passo para investir?

Antes de tudo, não importa se sobra pouco ou muito dinheiro para você, comece a investir o quanto antes.
Ainda sob o mesmo ponto de vista, para que você possa ter sucesso financeiro o melhor caminho é aprendendo sobre finanças pessoais e sobre investimentos em geral. Dessa forma, a palavra que você deve ter em mente é ”tenha atitude”.

Assim como qualquer área do conhecimento, só é possível ficar bom se o que foi aprendido é praticado, outra atitude que precisamos ter é foco e dedicação profunda sobre o tema.

Se você tem buscado um rumo para se realizar profissionalmente e começar investir, descubra aquilo que você é muito bom para fazer, é com isso que você deve trabalhar e construir um excelente relacionamento com as pessoas, o famoso networking, sendo assim você será conhecido e desejado pelo mercado de trabalho.

Quantas pessoas você conhece que te dariam um emprego ou te indicariam para um emprego? Questione-se sempre, quanto você vale no mercado!

Em conclusão

Por fim, na era da internet, dos negócios digitais, do marketing multinível, das redes de franquias, do trabalho home office, do empreendedorismo em evidência e da redução dos empregos no futuro, há muitas possibilidades de fazer dinheiro com trabalho em casa ou aos finais de semana e até somente pela internet. Se você fizer uma rápida pesquisa irá encontrar milhares de cursos, livros e vídeo aulas gratuitos ou de valor muito baixo à sua disposição.

Você pode aprender ou se reciclar em muitos momentos seja em casa ou com seu celular em um período de ociosidade no trabalho. Enfim, prefira ler conteúdo profissional a ler fofocas, intrigas, piadas e besteiras que não vão acrescentar nada na sua vida.

Obviamente, tenha momentos de lazer. Porém, decida fazer dinheiro e não ”ganhar dinheiro”.
Fazer te coloca como sujeito da ação, como protagonista. Afinal, você é o responsável pelo seu sucesso financeiro. Nunca se esqueça dessa verdade.

Se você está gostando dos conteúdos e tem se identificado com o Mente Financeira, saiba que existe a possibilidade de você empreender representando a nossa marca. Conheça aqui nosso modelo de franquias e descubra como você pode fazer mais dinheiro de uma vez por todas. Seja seu próprio patrão.

Decida hoje ter o sucesso financeiro que você merece, comece sua transformação e mantenha-se motivado por toda a jornada. Para conhecer mais como podemos te ajudar com cursos, materiais, atendimentos em coaching e muito mais, faça contato direto .

E siga-nos nas redes sociais: Facebook.com/MenteFinanceira e Instagram.com/MenteFinanceira  

Conheça nosso canal no Youtube com conteúdos gratuitos!

Acesse Agora

Cadastre-se e receba novidades e promoções exclusivas!

CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA DICAS PARA MELHORAR SUA VIDA FINANCEIRA