Como uma planilha completa de controle financeiro te ajuda na organização dos seus gastos pessoais

controle financeiro

Como uma planilha completa de controle financeiro te ajuda na organização dos seus gastos pessoais

Se você já tentou guardar dinheiro e não conseguiu, certamente usou alguns argumentos para se justificar. Quando tentamos fazer algo pela primeira vez e não temos êxito, a tendência ao falhar é encontrar uma desculpa e não uma solução. Sendo assim, responda para si quais destes argumentos você já usou:

  • Nunca sobra dinheiro no final do mês e não consigo saber o porquê;
  • Meu dinheiro não dá para nada. Trabalho muito e nunca sobra;
  • Eu tenho muitos gastos e contas para pagar;
  • No momento o que eu ganho é bem pouco.

Controle Financeiro: como uma planilha de gastos pode me ajudar

De acordo com nossa vivência em atendimentos para orientação financeira, pensamentos desse tipo revelam que você não sabe como controlar o seu dinheiro. Antes de tudo, ter um controle financeiro significa saber exatamente quanto você ganha e quanto você gasta no mês. Para que esse controle seja eficiente, ter anotado todas as despesas é fator importantíssimo para saber se o dinheiro vai dar ou não para ficar no azul no final do mês.

É necessário simplesmente planejar, gastar o dinheiro primeiro no ”papel”  ou na “planilha” é uma atitude que poucos tomam, mas que traz inúmeros benefícios. Portanto, saber quanto dinheiro entrará para você no próximo mês te mostra como deverá ser seus gastos e quanto dinheiro terá para pagar por eles.

Mas se ainda assim a sua conta não estiver fechando, será necessário tomar atitudes corretas para se adequar aos gastos.

Por exemplo, sempre existe algo que pode ser cortado ou evitado e você deve estabelecer metas de gastos. Se você gosta de sair muito aos finais de semana e isso está afetando o seu planejamento financeiro, o mais coerente a se fazer é estipular um valor máximo para ser gasto e seguir a risca esse limite.

Do lado dos ganhos, a  opção é buscar alternativas de complementar ou aumentar a renda. Que você pode fazer para completar sua renda? Um segundo emprego, ou freelance de final de semana, trabalhar com vendas de alguma forma, usar a internet para ganhar renda extra fazendo alguma atividade, enfim são muitas as possibilidades.

Como dar o primeiro passo

Observe que estamos falando de comportamentos. Exemplo:

  • Planejar;
  • Cortar gastos;
  • Fazer mais dinheiro;
  • Sair da zona do problema e ir para a zona da solução.

Por mais que essa linha de raciocínio pareça óbvia, não é assim que grande parte das pessoas se comporta. Na maioria dos casos as pessoas não assumem o papel de responsáveis por suas próprias atitudes e, por isso, acabam sempre criando justificativas para se confortar emocionalmente e reclamar passa a ser um hábito.

Por isso, é necessário que você tome a decisão de mudar, tendo essa atitude você quebra de uma vez por todas esse círculo vicioso.

Se você está realmente disposto a ter uma vida incrível, inicie o seu planejamento com uma simples planilha no Excel, aplicativos de finanças ou até mesmo o bom e velho companheiro atemporal, o papel. O mais importante aqui é que você tome a ação de fazer a planilha.

Por fim, termos como orçamento doméstico e fluxo de caixa pessoal são utilizados para se referir ao seu planejamento e controle de gastos. Portanto, para elaborar um orçamento é necessário ter informações.

O que eu preciso para criar uma planilha de controle financeiro

Desde já, é importante que você assuma o comprometimento de mudança de comportamento. Para obter as informações necessárias para a organização do seu planejamento é preciso organizar alguns documentos financeiros. Tais como:

  • Carnês;
  • Boletos;
  • Fatura do cartão de crédito;
  • Média mensal de gastos como combustível, água, energia e supermercado;
  • Outras despesas mensais.

Em suma, é de extrema importância ter em mãos essas despesas para prever quanto você irá gastar, conhecendo os seus números você será capaz de medir exatamente quanto precisará desembolsar com antecedência. Outro ponto importante a ser lembrado são as despesas extras que podem acontecer no mês. Por exemplo:

  • IPVA;
  • IPTU;
  • Seguro do veículo entre outras.

Essas despesas extras também precisam ser encaixadas no seu orçamento mensal, mesmo que forem parceladas, o parcelamento também precisa entrar na previsão.

A seguir, temos o passo a passo para elaborar o seu planejamento, você pode optar por inserir os dados em uma planilha, aplicativo de celular ou mesmo no papel como mencionamos anteriormente. Confira!

Como fazer meu Planejamento de Controle Financeiro – Passo a Passo

1. Anote quanto dinheiro vai receber (conte sempre com o salário líquido e não bruto)

Se você possui renda variável ou comissionada, é importante trabalhar com a média de ganho dos últimos 3 meses ou ter seu controle de vendas para saber quanto vai receber de comissão.

Para maior previsibilidade, sempre use uma média baixa para não contar com um dinheiro que possa não receber.

Se você é autônomo e não é possível ter uma média realista dos ganhos, sugerimos que estabeleça uma meta mínima atingível  e que seja extremamente prudente com os seus gastos, pois se não há previsibilidade dos seus ganhos seus gastos devem ser bem mais controlados.

2. Anote tudo que vai gastar em duas etapas:

A primeira etapa é somar o que já está compromissado, por exemplo: contas fixas de água, energia e as dívidas feitas com prestações a pagar.
Some esses gastos e então compare o total com o valor que vai receber, e se na primeira etapa o que você vai receber é menor do que as contas fixas a pagar, você precisa tomar decisões urgentes de como aumentar a sua renda.

3. Na segunda etapa, se sobrou algum dinheiro você deve decidir o que vai fazer com ele,
gastar com lazer, comprar algo necessário, pagar uma dívida atrasada ou guardar. Quando dizemos guardar, queremos que você compreenda que é para aplicar esse dinheiro para que receba juros e acumule com o capital para utilizá-lo no futuro.

Porém, esse já é um assunto para outro post sobre investimentos que você poderá acessá-lo quando quiser navegando em nosso blog. Neste momento você precisa apenas manter o foco e fazer as anotações que citamos para alimentar a planilha.

Resumindo

Uma planilha de controle financeiro por mais que pareça simples, te ajudará de forma fantástica na organização dos gastos pessoais. Com tudo anotado você será capaz de planejar e assumir o controle das finanças, fazendo sempre o melhor uso do dinheiro e não fazendo dívidas que estejam fora da sua capacidade de pagamento.

Se você entende de fato o que estou dizendo e não deseja entrar em uma prisão emocional focada nos problemas, a solução óbvia é focar em como conseguir mais dinheiro. Portanto, enxergar a realidade e aceitar que ela precisa ser mudada é a chave que irá te colocar entre o ponto de decisão e ação.

Para isso, é preciso seguir contra o padrão do senso comum, muitas pessoas ao fazerem um planejamento mensal se sentem desmotivadas. Porém, você que deseja ter a vida transformada, precisa ter a Mente Financeira e seguir na contramão desse tipo de pensamento.

Entenda que primeiramente a mudança começa em você e se você por algum motivo se sente desmotivado ao fazer um planejamento financeiro,  isso é apenas o sinal de que de fato você precisa agir e transformar a desmotivação em mobilização.

Portanto, mantenha o foco e observe bem a sua planilha e estabeleça as ações necessárias para mudar a sua realidade. Organização é o segredo do sucesso.

Finalizando

Se você conseguir manter os comportamentos que citamos, começará a ter mais dinheiro na sua vida, mesmo sem ter aumento de salário, apenas tomando as melhores decisões de gastos. Você vai fazer parte de um pequeno grupo seleto de pessoas que vão conseguir alcançar o tão desejado sucesso financeiro.

Então, tomar decisões melhores de gastos, buscar ampliar os ganhos e começar a guardar dinheiro para investir, são atitudes de pessoas de sucesso e que possuem uma Mente Financeira.

Como estamos realmente preparados para contribuir com o seu sucesso financeiro, preparamos um diagnóstico online que você pode preencher e receber um feed-back de como está a sua situação financeira. Mais fácil que uma planilha de Excel, mais organizado e rápido que no papel e você pode fazer quantas vezes quiser.

Faça agora no nosso site o seu primeiro orçamento mensal de forma gratuita e receba uma análise da sua situação financeira no seu e-mail. Clique aqui para começar agora, sem desculpas e sem medo, a se organizar financeiramente.

Decida hoje ter o sucesso financeiro que você merece, comece sua transformação e mantenha-se motivado por toda a jornada. Para conhecer mais como podemos te ajudar com cursos, materiais, atendimentos em coaching e muito mais, faça contato direto .  E siga-nos nas redes sociais: Facebook.com/MenteFinanceira e Instagram.com/MenteFinanceira  

Conheça nosso canal no Youtube com conteúdos gratuitos!

Acesse Agora

Cadastre-se e receba novidades e promoções exclusivas!

CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA DICAS PARA MELHORAR SUA VIDA FINANCEIRA