Organize a sua vida financeira: do planejamento financeiro poderoso ao projeto de vida pessoal

Organize a sua vida financeira: do planejamento financeiro poderoso ao projeto de vida pessoal

Se você leu os artigos: “Como fazer seu planejamento financeiro pessoal? Após assumir o com controle dos seus gastos numa planilha básica, agora é evoluir para o planejamento financeiro” e “Uma única estratégia poderosa que te ajudará a ganhar dinheiro” você entendeu quais são as vantagens de ter seu planejamento financeiro anual:

– Você está no controle da situação uma vez que faz seu orçamento anual e se programa para pagar as suas contas fixas e os seus gastos desejados e sabe o quanto poderá gastar dentro do ano

– Você tem poder para decidir mudar seus comportamentos porque eles se refletem nos seus gastos e com sonhos a realizar e prioridades bem definidas, você tomará melhores decisões

– Você se conhece melhor olhando para seus gastos e vendo no que está gastando e porque está gastando desta maneira e olha para seus ganhos e se pergunta por que não está ganhando mais dinheiro. Que profissional você deve ser para poder fazer mais dinheiro?

E você entendeu que uma estratégia para fazer mais dinheiro na sua vida é ter uma empolgante lista de sonhos porque:

– Sonho é tudo aquilo que você deseja ter ou ser na vida o que faz ela ser mais significante

– Sonho é energia criadora que te faz entrar em ação, buscando as suas realizações

– Ter sonhos te dará motivos para guardar dinheiro

– Sua lista de sonhos escrita é um documento que gera comprometimento para fazer acontecer

O seu planejamento financeiro anual e a sua lista dos sonhos são resultados do seu projeto de vida. Seu projeto de vida deverá responder a todas essas perguntas:

– que tipo de pessoa você quer ser?

– quer ter família e como ela é constituída?

– quer realizar-se profissionalmente sendo um excelente profissional?

– quer conquistar a fama, sendo famoso em que?

– que cidade, bairro vai morar e que tipo de moradia?

– quais as viagens deseja fazer?

– quais serão as suas contribuições para a humanidade?

– deseja realizar o sonho de outra pessoa? Dos pais, de seu filho ou de quem mais?

– até que idade vai trabalhar e o que vai fazer ao se aposentar?

Ter um projeto de vida te dá clareza do que você quer ter e ser e te dá foco para se concentrar então nestes desejos. É a sua vida, e ela deve ter muito valor para você. Para algumas pessoas, já na juventude ela consegue ver claramente sua vida futura. Um estudando no ensino médio que sonha em ser médico já tem um projeto profissional definido. Vários anos de faculdade, estudar muito continuamente, fazer estágios e especializações e finalmente começar sua carreira de médio atendendo pacientes na sua especialidade. Paralelo a essa formação profissional deverá definir a sua vida pessoal como ter família, realizações pessoais como filhos, viagens, etc. E outro aspecto importante, este relativo ao mundo material, qual o tamanho do patrimônio ou riqueza você deseja ter. Imóveis, carros, sítios, aplicações financeiras, etc.

Cada pessoa define este patrimônio e sabe qual esforço será necessário para conseguir conquistá-lo. Claro que a ambição é uma componente destas decisões. Ser um médico trabalhando para um hospital, ter seu próprio consultório atuando como autônomo ou ser o dono do hospital, tendo uma carreira como empresário juntamente com a de médico.

Mas a vida pode ser tão previsível assim? Na juventude traçar um projeto de vida e segui-lo à risca?

Pois eu quero que você acredite que sim. É possível, conheço muitos exemplos de pessoas com esta determinação. Muitas outras pessoas não conseguem. É fato. Mas, se elas se propusessem a se conhecer melhor, a pensar mais na vida e no futuro, essa reflexão iria provocar uma motivação e uma tomada de ação para ter a vida que desejassem. São dois caminhos a seguir: Deixar a vida passar, contentando-se com o mínimo e uma vida extremante simples e limitada ou usar todo o potencial que cada um de nós seres humanos temos para realizar grandes feitos.

Decidir mudar a nossa realidade, transformando-a para melhor. Está no DNA de cada ser humano este desejo de evoluir, realizar e mudar. Todos nós temos o potencial realizador. A pergunta é, você realmente quer uma vida significativa e riqueza para você? Esta é uma resposta que somente você pode dar para mim e para você mesmo. O quanto realmente você deseja viver bem e ter sucesso financeiro?

Nós entendemos o sucesso financeiro como conquistar seus sonhos, se realizar como pessoa e profissional. Diferente do conceito do mundo capitalista que se baseia praticamente em ter bens, fazer uma fortuna de milhões de dólares. Sucesso financeiro é ter dinheiro para fazer o que você quer e não necessariamente o tamanho do seu patrimônio medido em dinheiro. A métrica aqui é outra. Propriedades, bens valiosos, ações, ouro e aplicações financeiras são medidos em moeda. Ter um grande patrimônio é ter sucesso financeiro no mundo capitalista. Nossa métrica é diferente. Se você realizar muitas coisas que desejar na sua vida, muitas delas, claro, você precisa ter dinheiro, e se realizar como pessoa e profissional, você teve sucesso financeiro. Ser um bom pai/mãe de família não quer dizer ter muito dinheiro e dar tudo o que os filhos pedem, e muitas vezes eles nem pedem, mas mesmo assim você dá como uma recompensa emocional pela sua falta de atenção com eles. Conhecemos muitos pais humildes sem muitas posses e que se dedicaram como foi possível aos filhos. Mais do que suporte financeiro, deram amor, transmitiram valores morais sólidos e foram sempre presentes. Estes pais são admirados pelos seus filhos, mesmo sem terem vestido as melhores roupas ou ganhado um carro zero quilômetro aos 18 anos de idade.

É claro que se você desejar ter um carro de 2 milhões, será necessário ganhar muito dinheiro para pagar por ele. Mas se você desejar um carro de 50.000 e conseguir comprar e pagar com seu esforço e sem pesar no seu orçamento, se conseguiu a casa própria exatamente como queria e criou seus filhos muito bem financeiramente e emocionalmente podemos dizer que você teve sim sucesso financeiro porque teve condições de pagar pelas suas conquistas.

Portanto, sucesso financeiro é você se realizar como pessoa e como profissional. A métrica para poder medir este sucesso é sua. Por isso, você precisa ter seu planejamento financeiro e sua lista de sonhos. Feito isso você começara a guardar dinheiro. Gastar e ganhar você mede todos os meses através do seu orçamento. O tanto a guardar você mede pelo tamanho da sua lista de sonhos. Estas decisões de quanto ganhar, gastar e guardar te permitem você construir seu plano de enriquecimento e definir quais serão os seus investimentos para multiplicar o dinheiro guardado. Dinheiro é decisão. Você decide como ganhar, com sua competência profissional, como gastar, tomando as melhores decisões de gastos e como guardar, baseado no seu projeto de vida.

 

Conheça nosso canal no Youtube com conteúdos gratuitos!

Acesse Agora

Cadastre-se e receba novidades e promoções exclusivas!

CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA DICAS PARA MELHORAR SUA VIDA FINANCEIRA