Planejamento Financeiro Pessoal

planejamento financeiro anual

Planejamento Financeiro Pessoal

Se você já está acompanhando o Mente Financeira, sabe que temos um artigo completo falando sobre como ter organização e controle financeiro através de uma planilha. Portanto, o hábito de escrever e planejar mensalmente irá te manter motivado e consciente sobre as decisões financeiras.

Para você ter um planejamento financeiro pessoal completo, deverá fazer seu planejamento anual de gatos e ganhos, conhecido como orçamento anual. E mês a mês acompanhar sua evolução com seu fluxo de caixa mensal, que é uma seção do orçamento anual referente ao mês que vai se iniciar e você faz uma revisão e ajuste de suas previsões feitas lá em dezembro quando fez seu orçamento anual. A prática capacita você para um controle ainda maior, habilidade se cria com a prática.

Já pensou como seria poder presentear quem você ama sem se preocupar com peso no orçamento? Ou então tirar aquelas tão sonhadas férias, trocar de carro, reformar a casa e até mesmo programar a faculdade dos filhos?

A partir do momento que você toma a decisão de planejar, os imprevistos passam a ser previsíveis. Sim, você não terá mais surpresas desagradáveis capazes de desorganizar o seu orçamento e os imprevistos serão supridos com uma reserva de emergência. Ou seja, você terá poder de tornar o impacto de um imprevisto em algo ”previsto”. Mas, isso é assunto no qual falaremos em outro artigo.

Agora, você precisa compreender que para ter um planejamento financeiro de sucesso, será necessário ir além da planilha mensal e desenvolver o planejamento completo anual. Uma mente financeira está sempre focada nos seus sonhos, toma melhores decisões com o dinheiro e é muito bem informada. Tem comportamentos adequados para se atingir o sucesso financeiro.

3 Conquistas do Planejamento Financeiro

– Estar no controle da direção da sua vida é a primeira grande conquista, afinal quem não deseja ter as rédias do destino nas mãos

– A segunda conquista está no poder de mudança, seguindo todas as dicas do Mente Financeira você terá o poder total da sua vida e a capacidade de mudar a sua realidade

– A terceira conquista importante é a motivação, literalmente todos os motivos que te levam a ação estarão claros e definidos. Em síntese, a partir do momento em que você começa a agir, você passará a ter diversas conquistas pessoais e além disso, tudo aquilo que você sonhava em ter, passará agora a ser realidade. Isso é possível devido as metas e objetivos traçados através da poderosa estratégia da lista de sonhos

Concluindo

O seu planejamento financeiro pessoal traça e revela o horizonte de 1 ano completo e mostra todo o dinheiro que você precisa para pagar contas fixas e realizar gastos desejados.
Sendo assim, você pode iniciar o planejamento a qualquer momento, mas os melhores meses estão entre Dezembro e Janeiro.

Medos, anseios, decisões, sonhos! Tudo isso é demonstrado através do seu orçamento quando você planeja. Portanto, comece a pensar como você ganha dinheiro, como você gasta dinheiro e os motivos que te levam a tomar certas ações e como você pode melhorá-las.

Todas as informações que você precisa para ter um futuro brilhante estão nas decisões comportamentais, decisões essas que te levarão a planejar e orçar e consequentemente saber o que fazer para atingir cada meta listada.

Lembre-se que você passará o resto da vida no futuro. Porém, tudo o que você for conquistar lá é decidido agora, no presente.

Portanto, se você quer de fato ter sucesso financeiro e viver uma vida espetacular, além de fazer o seu planejamento anual, eu te convido a conhecer uma estratégia simples e poderosa que te ajudará a se manter motivado e a ganhar mais dinheiro. Lembra que citamos acima sobre uma poderosa lista de sonhos? Confira aqui!

9 Dicas para montar um planejamento financeiro anual

Já que nutrimos você com tanta informação para conseguir se estruturar melhor e não passar tanto aperto no bolso, uma ação é muito importante para que tudo que foi dito tenha êxito: organizar-se  financeiramente desde já.

Sendo assim, confira a seguir 9 dicas essenciais para montar seu planejamento financeiro anual, deixar suas contas em dia e começar sempre o ano motivado para ter uma mente financeira. Vamos lá!

  1. Faça uma estimativa geral dos seus gastos;
  2. Determine como será sua renda total nesse ano;
  3. Proponha um valor para ser poupado e investido;
  4. Esteja preparado para emergências;
  5. Repense sua relação com o cartão de crédito e os bancos;
  6. Reavalie todo seu planejamento mensalmente;
  7. Organize sua declaração de Imposto de Renda o quanto antes;
  8. Planeje todas as férias e feriados do ano;
  9. Reserve seu 13° salário para as contas de janeiro.

Agora que você sabe como fazer o planejamento financeiro o que falta para começar?
Se você quer desenvolver um trabalho com profissional coach financeiro para fazer seu primeiro planejamento financeiro pessoal, entre em contato com nossa equipe e solicite uma proposta de atendimento de coaching individual.

Conheça nosso canal no Youtube com conteúdos gratuitos!

Acesse Agora

Cadastre-se e receba novidades e promoções exclusivas!

CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA DICAS PARA MELHORAR SUA VIDA FINANCEIRA