Sua vida financeira: do planejamento financeiro poderoso ao projeto de vida pessoal

projeto de vida

Sua vida financeira: do planejamento financeiro poderoso ao projeto de vida pessoal

O início de um novo ano é o momento ideal para esclarecer todas as pendências dos meses anteriores, é a hora perfeita para passar tudo a limpo e escrever os planos dos dias e meses seguintes.
Por isso, além de analisar e definir diversas áreas da vida, organizar as finanças e traçar um planejamento financeiro anual, alinhado ao seu projeto de vida, é o primeiro passo para começar o ano de maneira extraordinária.

Para isso, convido você a continuar a leitura deste artigo e conferir tudo sobre planejamento financeiro, a importância de escrever uma lista de sonhos e como fazer para ter um projeto de vida pessoal. Confira!

Planejamento Financeiro Anual. Vantagens:

– Controle: Uma vez que você faz seu orçamento anual e se programa para pagar as contas fixas e os gastos desejados, você terá o controle do quanto poderá gastar no ano

– Decisão: Com sonhos a realizar e prioridades bem definidas, você terá o poder de decidir quais comportamentos precisam mudar para alcançá-los e como consequência irá tomar decisões melhores e mais claras

– Autoconhecimento: Quando você compreende como está gastando o seu dinheiro, você amplia o autoconhecimento e potencializa as formas de ser um profissional melhor e as chances de ganhar mais dinheiro

Se você deseja saber como fazer um planejamento financeiro pessoal e assumir o controle dos seus gastos de uma vez por todas, confira o artigo específico sobre o tema que separamos para você!

Além disso, temos um conteúdo exclusivo sobre uma estratégia única e poderosa que pode te ajudar a ganhar mais dinheiro. Você pode conferir o artigo completo aqui!

Lista de Sonhos: por que escrever uma?

  • Sonho é tudo aquilo que você deseja ter ou ser na vida, isso torna a lista ainda mais significante
  • Definir os sonhos te coloca em ação e te faz buscar as realizações
  • Ter sonhos te motiva a guardar dinheiro
  • A lista de sonhos gera em você o comprometimento para fazer acontecer

Antes de tudo, o seu planejamento financeiro anual e a sua lista dos sonhos são resultados do seu projeto de vida. Portanto, para ter um projeto de vida sólido é necessário responder 9 perguntas.

Como definir um Projeto de Vida: 9 perguntas que você precisa responder

  1. que tipo de pessoa eu quero ser?
  2. quero ter família? como ela será constituída?
  3. desejo me realizar profissionalmente?
  4. quero conquistar fama? sendo famoso em que?
  5. que cidade eu pretendo morar e como será a minha casa?
  6. que tipo de viagem eu desejo fazer?
  7. qual contribuição eu quero deixar para a humanidade?
  8. desejo realizar o sonho de outras pessoas?
  9. até que idade pretendo trabalhar e o que eu quero fazer quando aposentar?

Se você consegue responder essas perguntas, então é hora d você começar a desenvolver o seu projeto de vida pessoal. Acompanhe!

 

Projeto de Vida Pessoal

Ter um projeto de vida como já mencionamos antes, te dá clareza do que você quer ter e ser e te traz foco para se concentrar nos desejos e projetos futuros. Afinal, é a sua vida e ela deve ser tratada com muito valor.

Algumas pessoas ainda na juventude já conseguem visualizar de forma clara a vida futura.
Por exemplo, um jovem do ensino médio que sonha se tornar médico, ele certamente já possui um projeto profissional definido, pois sabe que são vários anos de faculdade, estudo contínuo, estágios, especializações e após todos esses anos finalmente iniciar a carreira de médico atendendo pacientes na especialidade escolhida.

Compreendendo que a organização financeira e o projeto de vida andam juntos, quando você define uma formação profissional você está pensando em vários aspectos e um deles é quanto você ganhará como recompensa por todo estudo e conhecimento. Feito isso, será necessário definir também o projeto de vida pessoal, pois como exemplificado você está projetando toda uma vida, como por exemplo: ter uma família, filhos, viagens e outros. São essas informações que farão com que você tome decisões melhores. O caso do jovem que deseja ser médico, ele certamente compreende como é o salário de um Doutor e consegue visualizar o seu futuro pautado nisso.

E seguindo essa linha de pensamento, é muito importante a avaliação de como será o patrimônio ou riqueza desejado. Sejam imóveis, carros, sítios, aplicações financeiras e etc.
Cada pessoa define esse tipo de patrimônio de acordo com suas próprias vontades e ao fazer isso é possível saber o que será necessário para conquistá-lo.

Obviamente que ambição compõe grande parte dessas definições. Bem como no exemplo do médico, alguns desejam trabalhar em hospitais, outros querem ter o próprio consultório, ser dono de hospital, ter uma carreira de empresário em paralelo a medicina e vários desejos pessoais que ao definir um projeto de vida tornam-se mensuráveis.

Mas a vida pode ser tão previsível assim? Dá para traçar um projeto de vida e segui-lo?

Assim como eu acredito, também quero que você acredite que sim. Eu posso afirmar que realmente é possível, conheço vários exemplos de pessoas que conseguiram, inclusive eu. Claro que não estou falando que tudo sairá exatamente como você planejou. Estou falando de ter um rumo, uma linha de pensamento e decisão que vai nortear suas ações e que outras variáveis como sua força de vontade e legítimo desejo de que tudo seja como você idealizou. O importante é ter o plano, sua linha principal de decisões, e você seguir essa linha, e quando se desviar dela, sempre fazer algo para retomar na direção certa.

É claro que existem pessoas que não conseguem, mas se elas se propusessem a se conhecer melhor e pensar mais na vida e no futuro, certamente essa reflexão provocaria uma motivação e tomada de ação para terem a vida que desejassem e eu garanto que fazendo isso elas também seriam capazes de conseguir.

Sob o mesmo ponto de vista, existem dois caminhos para serem seguidos: deixar a vida passar diante de seus olhos se contentando com uma vida limitada ou usar todo o potencial que você tem para transformar a sua realidade e viver a vida que muitos apenas sonham.

O potencial do ser humano é incrível e o desejo de evoluir está no DNA de cada um de nós. Todos temos o potencial realizador, mas você precisa responder com sinceridade:

Eu realmente desejo ter uma vida incrível e significativa?
Eu quero construir riqueza, ser extraordinário e ter sucesso financeiro?

Bom, isso só você poderá responder! Nós do Mente Financeira compreendemos o sucesso financeiro como a conquista dos sonhos e a realização como pessoa e como profissional. Não é simplesmente acumular dinheiro e fazer fortuna.

Sucesso Financeiro

Em suma, o sucesso financeiro é conquistado quando você tem dinheiro para fazer o que quer e não necessariamente com o tamanho do seu patrimônio medido em reais.

Um excelente exemplo é a realização emocional, cada ser humano em particular conhece os anseios do próprio coração. Ou seja, se a sua lista não possui planos de conquistas de bens super valiosos na visão capitalista e pelo contrário está repleta de desejos e realizações profissionais e pessoais como, ajudar pessoas, dar uma condição especial para os filhos, transformar o mundo de alguma maneira positiva ou ter uma profissão que faça algo pela humanidade.

Você alcançando cada item do exemplo e sendo capaz de realizar tudo o que sonhou, terá conquistado com maestria o seu próprio sucesso financeiro.

O que eu quero que você compreenda é que, a métrica para medir o sucesso financeiro é especialmente sua. Com o seu planejamento financeiro e a sua lista dos sonhos tudo passa a ser possível, os sonhos tornam-se metas e com determinação vão se tornando realidades.

Independente da sua lista conter muitas aquisições de bens ou planos para ajudar outras pessoas como já mencionado anteriormente, o importante é que você saia da zona de conforto e tome a decisão de começar.

Por fim, dinheiro é DECISÃO! Você decide como ganhar traçando o seu projeto profissional, como gastar fazendo o planejamento financeiro pessoal e como guardar e multiplicar baseando-se no seu projeto de vida.

Portanto, o momento de começar é agora.

Decida hoje ter o sucesso financeiro que você merece, comece sua transformação e mantenha-se motivado por toda a jornada. Para conhecer mais como podemos te ajudar com cursos, materiais, atendimentos em coaching e muito mais, faça contato direto .  E siga-nos nas redes sociais: Facebook.com/MenteFinanceira e Instagram.com/MenteFinanceira  

Conheça nosso canal no Youtube com conteúdos gratuitos!

Acesse Agora

Cadastre-se e receba novidades e promoções exclusivas!

CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA DICAS PARA MELHORAR SUA VIDA FINANCEIRA